Cenário Histórico - Apresentação

Nenhum comentário

A nossa querida Zona Oeste tem muita história, desde a época jesuítica faz parte das grandes fazendas que abasteciam todo o Rio de Janeiro. Das origens indigenas aos dias atuais, muitas coisas passaram e ficaram por aqui; prédios históricos, invenções, grandes personalidades, religiosidade, militares. É muita informação e pouca atenção, até mesmo dos próprios moradores. Inclusive eu. Aliás, eu sou a Thálatta, idealizadora do Cenário Suburbano, e essa é uma das minhas duas colunas aqui. O Cenário Histórico! 

Sou estudante de História da UFRRJ e me interesso por todos os detalhes da história local. Mas assim como muita gente, eu desconheço a maior parte dela. Então eu te convido pra vir comigo nessa busca da memória local, vamos juntos conhecer tudo que tem por aqui que vale a pena uma segunda olhada. 

A nossa logo oficial do Cenário e também a imagem que utilizo aqui na coluna é baseada na Ponte Histórica dos Jesuítas, local onde minha mãe reside. Dá uma olhadinha no original! 

Erguida no século XVIII pelos padres da Companhia de Jesus, os Jesuítas, essa ponte represava um dos braços do Rio Guandu. Além de linda, rola todo um carinho meu com ela por ficar a dez minutinhos da casa da minha mãe, é um dos lugares onde costumo sentar pra ler ou escrever. Também foi ela que deu nome ao sub-bairro Jesuítas. A ponte e outras tantas construções lindas e interessantes que fazem parte da história da nossa região estarão por aqui, toda sexta-feira!


Aguardo, você!

Nenhum comentário :

Postar um comentário